MAYUMI E O ESPAÇO ESCOLAR



Mayumi Watanabe nasceu no Japão, mas se formou em arquitetura aqui no Brasil em meados da década de 1950. O nome pouco conhecido, e quase sempre esquecido na historiografia da arquitetura brasileira, não faz jus à importância de uma arquiteta que atuou junto de nomes emblemáticos como Joaquim Guedes, Lina Bo Bardi, Vilanova Artigas e Niemeyer.





Fez mestrado na área de História e Filosofia da Educação e foi lá onde se aprofundou nas peculiaridades do espaço escolar. Além da produção teórica, registrada em diversos livros, Watanabe trabalhou no projeto de alguns edifícios de Brasília em colaboração com seu esposo Sérgio de Souza Lima.


Foi professora de arquitetura na UNB e assumiu cargos públicos importantes como superintendente da Companhia de Construções Escolares do Estado de São Paulo, também esteve a frente do Centro de Desenvolvimento de Equipamentos Urbanos e Comunitários de São Paulo

onde desenvolveu um trabalho exemplar que previa a produção de elementos pré-fabricados para equipamentos sociais urbanos, e que possibilitou a montagem de uma série de escolas públicas.


Fonte: Revista Habitare


#vempravão#ovãoélivre#Mayumiwatanabe#arquitetura

#arquiteturaescolar#urbanismo#Luizaerundina#conesp

#cedec#brasília#sãopaulo#Linabobardi#mulheresnaarquitetura